O Fator Verdade
O que sabemos realmente do conceito de Verdade? Que pergunta descabida – pode até parecer -, mas se adentrarmos suas possibilidades, veremos mais incógnitas que foram antes impensadas.
Conforme meu amigo de sempre, o Minidicionário Luft, Verdade está definida como “1. Conformidade com a realidade. 2. Veracidade. 3. Coisa verdadeira. 4. Exatidão. 5. Sinceridade.” Todos os conceitos vem bem à calhar, então olhemos minimamente com cautela cada um.
1. Conformidade com a realidade – o que se pode afirmar que é real? Como saber o limite entre sonho e devaneio? Entre desejo e acontecimento? Quem possui um ‘totem’ que confirme que o sonho já não é mais sonho? (Alusão ao filme ‘A Origem’)
2. Veracidade – o que é de fato verossímil? Algo que seja bem explicado pode parecer bem real, e até convencer, se os argumentos corretos forem usados.
3. Coisa verdadeira – o que pode ser verdadeiro para um, pode não o ser para outro. As interpretações são extraídas de vivências e dogmas íntimos, que derivam da cultura, etnia, religião, meio social, sexualidade e etc.
4. Exatidão – quem pode de fato ser exato? Quem pode ver tudo, estar em tudo? Ser Onipotente e Onisciente? Quem analisa todos os detalhes de uma determinada situação? Algum ser humano tem o domínio de um olhar tão observador e detalhado?
5. Sinceridade – esta, pode ser melhor descrita, mas ainda assim não é totalmente confiável. Sinceridade pode ser a omissão de coisas. Mentira é mentira, omissão? Pode ser para alguns, alguma outra coisa qualquer.
Deixando de lado todas as interpretações da palavrinha Verdade, provavelmente nossa ideia prima de sua definição, dirija-se diretamente à uma atitude, se tratando de um fato aparentemente real, teoricamente consumado, que relata algo acontecido, sentido, vivido... Porém, já pararam para se indagar se a verdade realmente existe?
Um fato é narrado a partir de um ponto de vista, e como próprio termo esclarece, depende de uma vista, e as vistas não são idênticas, únicas nem imutáveis. Cada visualizador verá um fato ocorrido de um ângulo, de uma forma. Um fato não acontece da mesma forma para cada pessoa que o vê, assim como não é sentido da mesma forma. Logo, o que é Verdade para um, pode não o ser para outro. Há divergentes pontos de vista, divergentes verdades.
Portanto, existe realmente Uma Verdade? Ou esta é apenas algo que convença de tão bem colocado, independente de sua fidedignidade ou não com o fato ocorrido?
Flor de Lótus
Agosto 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário